"O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção." (Artur da Távola)

Cuidados com gatos cegos

12 Dicas básicas 

1ª - Não corte as unhas do seu felino. Elas irão ajudar durante as brincadeiras, e inclusive durante escaladas, pois sem noção de altura, muitas vezes ele irá preferir escalar o local, e para isso as unhas ajudarão bastante;

2ª - Diga ADEUS ao seu sofá, cadeiras, camas, tudo o que puder ser danificado pelas unhas, pois esses objetos irão virar parque de diversão, por serem lugares de fácil acesso, e como o gatinho vai escalar essas "montanhas", não tem como evitar os arranhões;

3ª - Coloque esponjas no pé de todos os objetos que você puder, como pé de cadeiras, mesas, cama, enfim, tudo o que estiver pela casa, e seu gatinho possa bater de cara, pois algumas vezes, por estarem empolgados com as brincadeiras, ou mesmo assustados, eles se movimentam rapidamente, o que impede a percepção da barreira que está em sua frente. Nessas horas a Lori bate bastante a cara, então a esponja é um bom truque para a maioria dos lugares, pois com paredes não dá, né? ihihihih.

4ª - Quando pegar o gato no colo, e for colocar o mesmo de volta ao chão, ponha ele encostado em algum lugar que possa reconhecer, tipo o pé do sófá, o canto da parede, enfim, onde ele possa se orientar quanto a localização.

5ª - Se a casa ficar suja com qualquer coisa, tipo suco ou mesmo vômito de algum dos bichanos, limpe imediatamente, pois seu gatinho cego não vai ver, provavelmente vai pisar, e além de se sujar, irá espalhar a sujeira por toda a casa;

6ª - Observe, sempre que possível, se seu bichano vai conseguir descerpelo lugar correto, de onde subiu, pois algumas vezes eles se jogam em lugares perigosos, e acabam batendo em "quinas" de móveis, ou mesmo caindo em cima de objetos que podem quebrar ou machucar o gatinho.

7ª - Não fique paranóico, dê liberdade para seu bichano explorar a casa, afinal, ele é um animal com instintos, e sua deficiência permite que ele aflore outros sentidos de forma que você vai se surpreender. Só supervisione, sempre que possível. Principalmente as primeiras vezes.

8ª - Cuidado, muito cuidado com fios pendurados e outras coisinhas que podem chamar a atenção de seu gato, que vai querer brincar, mas poderá acabar se machucando. Aliás, esse é um cuidado para ter com qualquer bicho, e com um especial, não seria diferente;

9ª - Ao chegar da rua, entre em casa falando, e coloque logo os chinelos, para que seu gato o reconheça. Até hoje a Lori foge de mim quando chego da rua. Como chego falando, atribuo isso ao calçado que faz um barulho diferente daquele que ela está acostumada. E de fato, quando coloco a chinela, ela volta a se aproximar.

10ª -  Evite mudar as mobílias de lugar. Esses bichanos se movimentam pela casa considerando a localização de qualquer impecílio, assim, quando as coisas vão para lugares diferentes, pode se preparar para ver cabeçadas e também quedas que podem ser bem perigosas.

11ª - Cuidado com os enfeites e a coleirinha que você põe em seu gato. Escolha aqueles que não ficam com pontas penduradas, pois os gatinhos podem se assustar com aquelas pontas tocando o corpo deles inesperadamente. Aconteceu com a Lori, e ela se debateu muito, batendo a cabeça na parede e no chão. Ou seja: Perigo!
12ª - Amor, observação e boa vontade! Com esses três itens, você vai criar sua própria listagem sobre como melhorar a qualidade de vida do seu bbzinho!



Espero ter ajudado! Boa Sorte