"O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção." (Artur da Távola)

Ajudando seu animal em emergências

Guia orienta como socorrer animais em situações de emergência
Por Soraya Machado  (da Redação, no Chile)
Foto dos animais em meio aos escombros do terremoto no Chile (Foto: Reprodução)

Na maioria dos países latino-americanos, os animais não são considerados nos protocolos de preparação e resposta as emergências.
Depois do terremoto e do tsunami registrados no Japão, chuvas e inundações no Brasil, desmoronamentos de terra em Bolívia e principalmente depois do terremoto de 2010 no Chile, o SACH (Socorro Animal Chileno) e a CEFU (Controle Ético da Fauna Urbana) prepararam um guía básico com recomendações para proteger os nossos animais durante as situações de emergência.
A organização “Amigos del Planeta” disponibiliza algumas orientações sobre como agir quando acontecer uma emergência:

Identificação dos animais
Os animais podem escapar durante as catástrofes, a identificação permanente te ajudará a recuperar o seu animalzinho.

Disposição para evacuação
Todos os cães devem ter coleiras. Focinheiras também podem ser necessárias em caso de animais mais assustados.
Para os gatos, pode-se considerar manter em uma jaula de transporte ou uma caixa de plástico (pode ser de armazenamento) com pequenos orifícios para permitir a respiração desses animais.

Ajuda em caso de emergência
Diga aos seus vizinhos, amigos e parentes que você tem animais em casa e que necessitam de cuidados em caso de emergência. Certifique-se de que pelo menos duas pessoas tenham as chaves de sua casa e são conhecidas pelos seus animais.
Se possível, criar redes de colaboração com os vizinhos e amigos para estar seguro de que os animais não ficarão desamparados. Identificar os lugares onde você pode levar seu animal no caso de ter que evacuar ou de sair da sua casa (casas de parentes ou amigos, abrigos, hotéis para animais, clínicas veterinárias).
Da mesma forma, consulte ao seu veterinário, se ele tem algum plano de emergência onde você possa levar seu animal de estimação, caso ele precisa de atenção médica.

Disposições de emergência
Mantenha um kit de emergência para os seus animais contendo o seguinte:
·    Comida e água suficientes para duas semanas.
·    Sacos plásticos para descarte de lixo por duas semanas (no caso dos gastos, a areia pode ser substituída pelo jornal em tiras).
·    Um kit de primeiros socorros e instruções de uso com os remédios mais comuns, além de soro fisiológico, gaza, algodão, tesouras, pinças, seringas, álcool e água. Converse com o seu veterinario.
·    Uma  gaiola para o transporte do seu gato ou cão.
·    Sabão para lavar o seu animal e uma toalha.
·    Sempre deixe água em abundância para os animais deixados sozinhos em casa.
·    A água pode proteger os animais contra a desidratação durante uma emergência.

Recuperar um animal perdido
É importante ter várias fotos do seu animal e mantê-las sempre consigo.
Pode ser que você precise delas quando necessite encontrar seu amigão, assim como conhecer as características peculiares e saber distinguir alguma marca do seu animal.
Buscar  nos abrigos de animais ou grupos de resgate que estejam trabalhando perto da sua área. Mantenha cópias dos registros médicos do seu animal em um lugar acessível.

FONTE: http://www.anda.jor.br